Blog

Confira nosso blog.

Algumas são bonitas e até perfumadas. Mas, cuidado, elas são venenosas. No Brasil, há dezenas de plantas tóxicas e estima-se que ocorrem, aproximadamente, 2 mil casos de envenenamento por ano, no País. As crianças são as principais vítimas de intoxicação, muitas vezes provocada por ingestão.

Quando se trata de controle de baratas, a espécie Blattella germanica é comumente citada como a de maior importância econômica entre as outras existentes, além de ser uma das pragas urbanas de controle mais desafiadora para as empresas desinsetizadoras.

As razões para o difícil manejo dessa espécie são bastante complexas, porém o entendimento de alguns fatores do seu ciclo de vida e comportamento pode ajudar em uma boa prática com resultados de êxito.

 

► Crescimento populacional

 

A Blattella germanica é uma das baratas que possui o maior número de descendentes por ooteca, em relação a outras espécies urbanas. Além disso, o curto período de incubação, aliado à rápida maturação sexual provocam aumentos populacionais significativamente maiores que em outras espécies. Veja no verso como o controle integrado e o manejo de resistência pode ajudar no controle dessas populações.

 

► Convivência em grupos

 

Além de procriarem rapidamente e terem muitos descendentes, as ninfas da Blattella germanica permanecem muito próximas umas das outras, acarretando em focos de infestação de alta densidade populacional. Em suas excretas existe um feromônio de agregação que aumenta o nível de agrupamento da população.

 

► Ninfas Protegidas

 

As ninfas têm mais chances de sobrevivência que as de outras espécies, pois a fêmea carrega a ooteca durante toda incubação, protegendo-a até a eclosão. Outra característica dessa espécie é o tamanho reduzido das ninfas, que permite que se escondam em locais de difícil acesso. A maioria dos ambientes possui frestas e rachaduras onde essas baratas conseguem se abrigar com facilidade, sendo que as ninfas mais jovens se movimentam menos que as demais, permanecendo grande parte do tempo em seus esconderijos.

Todos esses fatores biológicos proporcionam grandes vantagens de sobrevivência, persistência e manutenção de altas populações nos ambientes, fazendo com que seja uma espécie de difícil controle.

Veja como o efeito de transferência de Advion Barata Gel pode auxiliar no combate a grandes infestações de baratas.

 

Fonte: adaptado do “Guía Científica de Truman para Operaciones de Manejo de Plagas, Séptima Edición”.

  

As traças são um dos tipos mais comuns de pragas domésticas e urbanas. São fáceis de identificar: na fase jovem, aparecem como larvas dentro de casulos achatados que ficam grudados em armários e paredes. Quando adultas, viram insetos que medem cerca de 1,3 cm.

O Sistema de Controle de Pombos  é a melhor solução para atender as necessidades atuais. É capaz de reduzir em até 100% a presença de Pombos do gênero Columba, podendo ser instalado em comércio, residências, indústrias, etc.

 

Encontrou pulgas no seu animal de estimação? Se sim, você provavelmente terá que tomar medidas de controle para a sua casa também.

Muitas pessoas sentem-se como verdadeiros ímãs de mosquitos. Você sabe como eles escolhem os seus alvos? Com base em estudos realizados pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, nós te explicamos!

Endereço
Rua Conde do Pinhal, 1534, Centro, São Carlos- SP
Telefone
(16) 3371-3408
Email
imunibem@terra.com.br