Vamos continuar em clima de “Olimpíadas das Pragas”, e vamos a segunda parte do quadro de medalhas das pragas, com seus respectivos recordes:
Vamos continuar em clima de “Olimpíadas das Pragas”, e vamos a segunda parte do quadro de medalhas das pragas, com seus respectivos recordes:
O INSETO MAIS RÁPIDO
Em 1994, o pesquisador Butler mediu a velocidade de 145 Km/h de machos da mutuca Hybomitra hinei wrighti, durante um vôo de perseguição a uma fêmea para realizar a cópula. Isto que é disposição!!
O INSETO MAIS DORMINHOCO
A mariposa Prodoxus yinversus (Lepidoptera: Prodoxidae) é o inseto que permanece mais tempo em diapausa, situação semelhante a da hibernação dos ursos. Em condiões de laboratório os adultos destas mariposas emergiram 19 anos após a coleta.
O INSETO MAIS LENTO
Em 1918 Demoll relatou que o inseto que voava mais devagar era uma mariposa, pertencente a família Sphingidae. Sua velocidade era de 53,6 Km/h. Infelizmente, estas medidas foram tiradas usando-se um cronômetro enquanto a mariposa atravessava uma sala em direção a uma janela. Devido ao ambiente artificial, seus resultados são discutíveis.
O MAIOR CARAMUJO
Uma espécie de caramujo africano, de nome científico Achatina fulica é o maior caramujo que existe, podendo atingir 15 a 20 cm de altura, 10 a 12 cm de comprimento e chegando a pesar 200g!
O MAIOR INSETO DO MUNDO
Em termos de volume, o besourão aí do lado, que mora na Amazônia é o campeão. Esse besouro tem o justíssimo nome de Titanus giganteus, alcança até 22 centímetros de comprimento e pesa 70 gramas.
O MAIOR MORCEGO
O maior morcego do mundo é, obviamente, um megaquiróptero, o Pteropus giganteus. Seu nome popular é raposa gigante voadora; é encontrado na Ásia. Pesa mais de 1 kilo e tem cerca de 2 metros de envergadura. Alimenta-se de frutas.
O OLFATO MAIS PODEROSO
A mariposa imperador é o animal com o olfato mais aguçado em toda a natureza, e suas antenas farejadoras conseguem captar uma única molécula do perfume da mariposa fêmea a 11 quilômetros de distância.
Fonte: University of Florida Book of Insect Records Chapter 1 Fastest Flyer J. H. Byrd Department of Entomology & Nematology University of Florida, Gainesville