Um estudo realizado pela Universidade da Califória Riverside e publicado pela revista americana PCT – Pest Control Technology – aponta que as pessoas possuem mais medo de escorpiões do que de aranhas.

 

A aranha está entre os animais mais temidos do mundo. As  razões em termos evolutivos ainda são incompreendidas. Entretanto alguns psicológos entendem que ele se origina de uma possível programação genética do ser humano em temer animais que possam representar algum risco a ele.

 

Apesar de todo o medo das conhecidas aranhas, o perigo delas é menor quando comparamos com outro membro da família dos aracnídeos: os escorpiões. Suas picadas venenosas causam dor imediata, reações severas e, às vezes, morte. “Em termos de medo inato, os escorpiões seriam um candidato muito melhor à reação aversiva das pessoas do que as aranhas. Mas, como aracnologista, raramente ouço sobre o medo das pessoas de escorpiões”, disse Rick Vetter, aracnologista da Universidade da Califórnia, Riverside que conduziu o estudo diante da sua curiosidade sobre essa questão.

 

Surpreendentemente, apesar dos muitos comentários a respeito da aranha, o estudo realizado por Vetter e alguns de seus colegas, aponta exatamente o contrário: o escorpião é o membro mais temido da família. De acordo com a revista americana PCT – Pest Control Technology, a pesquisa foi feita com 800 estudantes em Green Bay, Wisconsin; Cookeville, Tennessee; Atenas, Geórgia; Tucson, Arizona; e Riverside. Sendo que Wisconsin é o único local que não possui escorpiões e somente o Arizona hospeda uma espécie de escorpião potencialmente mortal, comumente conhecida como o Arizona Bark Scorpion.

 

Os pesquisadores utilizaram um conhecido questionário denominado “Medo de Aranhas”, porém adaptado para medir o medo dos escorpiões. Eles achavam que os resultados diriam que, no geral, as pessoas sentem mais medos das aranhas, que os estudantes no Arizona seriam os que mais temem os escorpiões e os de Wisconsin, os que menos. O que provou-se não ser tão obvio assim.

 

“As pessoas não só tinham mais medo de escorpiões do que de aranhas em todas as universidades, mas medos de escorpião em Wisconsin eram iguais ou superiores aos medos de escorpião no Arizona. O fato de que estudantes em Wisconsin, local livre de escorpiões, registraram altas pontuações de medo é chocante.” conclui o pesquisador.

 

Para conferir a matéria na íntegra (em inglês), acesse: http://www.pctonline.com/article/scorpions-outdo-spiders-ucr-study/